Desfralde Diurno – Como foi nosso processo

Será que já está na hora de iniciar o desfralde da minha filha? Como saber o momento certo para iniciar esse processo, que é tão importante na vida desses baixinhos? Qual a idade correta? Sera que ela (e) está preparada(o)? então, vou te dizer que não tem um padrão onde todas as crianças de 2 anos ou 2 anos e meio estão prontas para entrar nesse processo. Na verdade vai muito do organismo de cada uma, mais normalmente esse período gira entre os 2 e os 3 anos de idade. Mas lembre-se que você como mamãe e papai deve observar aos sinais de seus filhos.

Observe os sinais:

  • A criança já aprendeu a andar ?
  • Tem paciência para ficar sentada ?
  • Faz bastante xixi de cada vez ?
  • A fralda fica “seca” por, pelo menos, três ou quatro horas, ou seja, consegue segurar o xixi ?
  • Não gosta de ficar molhada (de xixi) ?
  • Presta atenção e entende o que os adultos dizem ?
  • Sabe o lugar dos objetos e começa a guardá-los corretamente ?
  • Se interessa por ver os outros indo ao banheiro ?
  • Faz xixi e cocô em horários previsíveis e tem mais consciência do próprio corpo ?

É importante observar essas sinais, para que o processo seja o mais tranquilo possível e não haja nenhum trauma futuro para os baixinhos.

Como foi o nosso processo!

Quando a Ágatha estava com 2 anos ela já era bem curiosa em relação as coisas do banheiro, e ela também já tinha seu peniquinho, ela sempre queria ir junto ao banheiro e sempre se sentava no penico dela imitava tudo. Daí em diante ela começou a falar quando queria fazer xixi e cocô, claro que algumas vezes ela fazia e esquecia de falar, então começamos a observar os demais sinais e todos já eram bem presentes nela, começamos a explicar pra ela que sempre que ela quisesse fazer necessidades (xixi e/ou cocô) ela deveria pedir, e a grande maioria das vezes ela pedia.

Amanda mais em que momento você começou a fazer processo? você não trabalha? foi só aos finais de semana? Bom então, quando comecei, como ela ficava durante o dia da semana na casa do pai dela eu faza esse processo aos finais de semana, porém depois de uns 2 meses voltei a morar com minha mãe, o que ajudou muito nesse processo, pois ela deu sequencia com a Ágatha, e segundo os relatos dela foi super tranquilo, de 5 x que ela fazia necessidades 4 delas eram no peniquinho. Hoje a Ágatha está com 2 anos e 6 meses e ela fica o dia todo sem fralda, o sono da tarde não colocamos fralda nela, e durante a noite quase todas elas a fralda está sequinha ao acordar. Porém ainda não iniciamos o processo de desfralde noturno, mais já estamos cogitando essa possibilidade, estamos iniciando uma rotina para diminuir os líquidos antes de dormir, e levando ela para fazer xixi antes de deitar na cama. Confesso pra vocês que umas 3 noites nesse ultimo mês ela já dormiu sem fralda e não fez xixi na cama em nenhuma das 3 vezes.

Só é bom cuidar na forma que você fala com a criança, porque claro que algumas vezes (bem raras) a Ágatha acaba fazendo na calça, e já observei que quando isso acontece ela meio que fica decepcionada com ela mesma, então sempre que isso acontece eu explico pra ela que isso faz parte, que ela não precisa ficar triste e que a mamãe não vai brigar com ela, explico apenas pra ela ficar atenta na próxima vez que quiser usar o banheiro, pra ela largar as coisinhas onde estão e ir pro banheiro e me chamar. Sempre que ela faz certinho procuro comemorar junto com ela, e isso a incentiva cada vez mais.

Bom esse foi o nosso processo de desfralde diurno, o noturno ainda vamos iniciar, mais assim que começarmos o novo processo conto pra vocês como está sendo, espero ter ajudado vocês de alguma maneira.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *